Durante a tarde de sábado, meditando nos acontecimentos da semana Santa, nós, família Batista, gostamos de construir em nossa casa o “Jardim da Ressurreição”. Esta actividade pode ser feita no jardim exterior da casa ou então para quem tem espaços pequenos pode ser feita com um tabuleiro de terra, vasos e plantas (ideia retirada daqui).
Materiais: Madeira para fazer três cruzes, um vaso de barro para fazer o sepulcro, pedra grande para tapar a entrada do sepulcro, velas e flores para o grande dia de Páscoa.
Como fazer: Na versão jardim exterior – escolher um local com espaço para colocar o vaso de barro com a pedra em frente. Podem fazer-se as três cruzes de forma simples com a madeira, dando ênfase à cruz do meio, pode deixar-se uma vela acesa dentro de uma jarra de vidro por precaução.
A segunda parte da actividade pode ser feita sem que os filhos (mais pequenos) vejam para que na manhã de domingo a surpresa seja maior:
Basta colocar flores um pouco por todo o jardim, acender mais velas, remover a pedra do “sepulcro” colocar lá dentro uma flor bonita sinal de vida, um cartaz com a palavra “Aleluia”.
Na versão feita no interior da casa:
Materiais: Tabuleiro ou prato grande de barro, terra e pedrinhas, madeira para fazer três cruzes, um vaso de barro pequeno para fazer o sepulcro, pedra para tapar a entrada do sepulcro, velas e flores para o grande dia de Páscoa.
Como fazer: Encher com terra um tabuleiro ou prato grande de barro, colocar o vaso de barro com a pedra em frente. Podem fazer-se as três cruzes de forma simples com a madeira, dando ênfase à cruz do meio, coloca-se em lugar de destaque na casa (canto de oração ou centro de mesa.
À semelhança da outra versão poderão ser também acrescentadas flores na manhã de Páscoa!