Em Caná da Galileia...


Preparando o Holywins…

Como vão os preparativos aí em casa? Tudo a postos para o Holywins, na noite de 31 e durante todo o dia 1 de novembro?

Aqui, os preparativos já começaram. A primeira coisa a fazer é conhecer vidas de santos. Assim, foi preciso fazer alguma investigação nos imensos livros que temos em casa, bem como na Internet. Contaram-se histórias, partilharam-se ideias, conversou-se sobre a santidade a que todos somos chamados.

Depois, há que meter mãos à obra. Que materiais temos cá em casa para vestir os nossos pequenos e grandes santos? É que esta festa é para todos, pais e filhos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Um coração simples, que não conhece a vaidade, não tem respeitos humanos nem se sente envergonhado por brincar como uma criança!

Entre os fatos de carnaval que vamos acumulando numa arca ao longo dos anos, há de certeza qualquer coisa a usar ou adaptar. Que tal aquele vestido de princesa? Afinal, não faltam santos entre a realeza…

E o chapéu mexicano que o pai trouxe de uma das suas viagens em trabalho? Eu cá conheço um santo mexicano… E se te contasse sobre ele, António?

Depois, são precisos alguns trabalhos manuais:

Pouco a pouco, tudo vai ficando pronto. O grande dia aproxima-se, e se a festa no Céu é imensa, cá em baixo também será grande. Não faltará, na nossa casa, o já famoso jogo “De Cor e Salteado”, com frases dos santos (procurem em Recursos e verão do que se trata!) nem uma grande e bela fogueira a iluminar a noite. O António, que é o homem das fogueiras, já não pensa noutra coisa! E todos nós, grandes e pequenos, pais e filhos, nos vestiremos a rigor.

Nas nossas missões pelo país – e ainda ontem, dia mundial das missões, estivemos numa – temos desafiado as famílias e as catequeses para esta grande festa. Na nossa paróquia, esta festa foi um enorme sucesso no ano passado, e esperamos que este ano o continue a ser. Se ainda não sabem do que se trata, procurem com a etiqueta Holywins aqui no site! Que as nossas igrejas se encham de santos, pequenos e grandes, nos dias mais próximos do dia 1 de novembro!

 

 

One Comment

  1. Que grande animação por aí! A ver se também nos juntamos a esta grande festa, ontem fiquei a saber qual vai ser o 1º trabalho de grupo deste 5º ano: um chapéu de bruxa para o halloween, vamos ver como é que vamos converter este “chapéu” que conta para nota!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *