Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Presentes para Jesus

Apresentamo-vos outra atividade para celebrar o Dia de Reis, que nos foi enviada pela Marisa Milhano, jovem de Caná, que a realizou com o seu grupo de catequese.

 

No Evangelho de São Mateus, no capítulo 2, podemos ler a grande aventura da viagem dos Reis Magos, guiados pela Estrela, desde o longínquo Oriente até Jerusalém. Em Jerusalém, tiveram o “atrevimento” de perguntar ao egoísta rei Herodes se sabia onde tinha nascido o novo Rei dos judeus … nem sei bem como sobreviveram para contar o episódio! Por fim, lá chegaram a Belém, à terra prometida que tanto desejavam encontrar, onde

entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-n’O; e, abrindo os cofres, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt 2,11)

 

E se também nós, à semelhança dos reis Magos, oferecêssemos presentes a Jesus neste dia?

 

 

O que é necessário?

  • Download do ficheiro pdf – Presentes dos Reis Magos para Jesus
  • Imprimir o ficheiro e recortar as etiquetas, dobrando-as ao meio
  • 3 caixinhas com tampa e com um laçarote cada – para parecerem verdadeiras prendas
  • Colocar uma etiqueta em cada caixinha
  • Papéis coloridos (com pelo menos 3 cores diferentes)
  • Lápis ou canetas para escrever
  • Se quiserem, podem também fazer o download do ficheiro pdf – Presentes para Jesus

 

Significado de cada presente dos Reis Magos e o que nós podemos também oferecer

 

O ouro é um metal bonito e reluzente, mas muito difícil de se encontrar, e por isso era muito caro e precioso. De tal modo caro e precioso que, naquela altura, apenas os Reis o podiam possuir. O ouro era algo digno apenas dum Rei. E Jesus é o nosso Rei, rei de toda a terra e de todos os mares, rei do universo, rei dos nossos corações…

Que posso eu oferecer a Jesus?

Vou pensar um bocadinho, vou olhar bem para o meu coração. Depois, vou pegar num papelito colorido e escrever a minha prenda para Jesus. Vou oferecer-Lhe algo de muito bom que eu tenha – vou partilhar com Ele o meu tempo e o meu amor, ou então vou partilhar o meu brinquedo favorito com o meu irmão mais novo, vou oferecer muitos beijinhos e abraços à avó ou ao tio que já não vejo há algum tempo, vou oferecer uma das minhas roupas favoritas para que outro menino mais pobre que eu a possa usar, ….

 

O incenso, quando aquecido, lança um fumo com efeitos bonitos e um cheirinho agradável, e por isso desde há muito tempo que é usado pelos sacerdotes nas cerimónias importantes, primeiro no Templo dos judeus, depois na nossa Missa. Jesus é o Sacerdote por excelência, capaz de ligar o Céu e a terra, Deus e o homem, o grande e misericordioso coração de Deus com o pobre e ferido coração do homem….

Que posso eu oferecer a Jesus?

Vou pensar um bocadinho e olhar bem para o meu coração. Depois, vou pegar noutro papelito colorido e escrever a minha prenda para Jesus. Vou oferecer-Lhe uma oração especial – vou rezar por alguém que está doente ou por alguém que está triste, vou rezar agradecendo pelo meu pai, pela minha mãe, pelos manos e manas, vou rezar pelo nosso querido Bispo que hoje faz anos ou pelo nosso Papa…

 

Por fim, a mirra era usada para ajudar a curar feridas, quando ainda não havia betadine nem antibióticos, e era também usada para revestir o corpo dos mortos. Jesus é o nosso Salvador, Deus Todo poderoso que se fez homem pequenino e frágil, para curar as feridas da nossa vida e do nosso coração – aquelas feridas grandes e profundas que tu e eu fizemos, e continuamos a fazer, a nós próprios e uns aos outros – para nos salvar, oferecendo-se a Si próprio para nos dar a vida eterna…

Que posso eu oferecer a Jesus?

Vou pensar mais um bocadinho e olhar bem para o meu coração. Depois, vou pegar num último papelito colorido e escrever a minha prenda para Jesus. Vou oferecer-Lhe a minha ajuda – vou ajudar a mãe a fazer a comida e a pôr a mesa, vou oferecer um sorriso e uma palavra amiga àquele colega da escola que está sempre a brincar sozinho, vou pedir perdão e fazer as pazes com o amigo que magoei, ….

 

No final, dobrámos os nossos papelinhos coloridos, colocámos dentro das caixinhas e fomos todos em procissão, tal qual verdadeiros Reis Magos a caminho de Belém, em direção ao presépio da nossa paróquia. Ali, à frente do altar e onde toda a comunidade poderá ver na missa de amanhã, colocámos aos pés do Menino Jesus, à frente de cada Rei Mago, as nossas oferendas, prontas para celebrar o dia de amanhã ….

 

 

Esta atividade foi realizada em contexto de catequese, com crianças de 8-9 anos, mas pode ser facilmente adaptada para uma atividade realizada em família ou com outros volumes de catequese. Depois partilhem connosco as vossas versões desta atividade!

One Comment

  1. Muito obrigada pela divulgação da atividade, que é muito inspiradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *