Jogos

jogos@familiasdecana.pt

Sapatos à mistura

DSC05913      DSC05914

Escrito pelo Niall:

Eis um jogo divertido para grupos grandes de crianças, adolescentes ou jovens!

Uso este divertido jogo com três finalidades:

– fazer rir no início de um encontro;

– descontrair os participantes no grupo quando não se conhecem uns aos outros;

– selecionar um ou dois participantes para alguma tarefa também divertida (cantar uma canção, recitar um poema, fazer uma mímica), que serão os perdedores do jogo.

Os meninos não se importam nada de tirar os sapatos e neste jogo é isso que acontece.

Objetivo: encontrar os próprios sapatos no meio de um monte.

Como jogar:

O animador pede a todos que tirem os sapatos e os deixem no meio da sala. Depois, manda-os sair da sala, sem dizer o que vem a seguir. Mistura bem os sapatos meio da sala, formando  um pequeno monte. Vai ter com os participantes e explica que se trata de uma corrida – o último a encontrar e calçar os seus sapatos perde o jogo. Manda começar (e deve tomar atenção para não ser atropelado!).

Não interessa muito quem perde, pois o divertimento é na procura e no pânico que acaba de instalar. Aliás eu costumo evitar chamar muita atenção para o menino que perde o jogo (para não ficar triste).

Uma variação interessante:

O animador pode tornar o jogo mais interessante com um truque manhoso: Depois de misturar os sapatos, escolhe um sapato e esconde-o. É claro que com este ato, acaba de determinar, à partida, quem perde, por isso, não deverá escolher um sapato muito pequeno, de uma criança pequenina. Não deve tardar em devolver o sapato ao dono no final.

One Comment

  1. Muito divertido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *