Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

A hora da misericórdia

Depois deste texto da Teresa, que tão bem nos explica qual o sentido deste Domingo II da Páscoa, queria partilhar convosco algumas ideias para o assinalar em nossas casas enquanto meditamos na misericórdia de Deus e no perdão. Examinamos a nossa consciência e pedimos perdão a Deus todos os dias antes de ir dormir? Somos capazes de perdoar a quem nos ofende? Já sentimos a Paz de Jesus no momento em que perdoamos? Já sentimos a Paz de Jesus quando somos perdoados por Deus através do sacerdote na confissão? Costumamos rezar a Coroa da Misericórdia?

(cartão para impressão)

Foi às três horas da tarde que Jesus, na cruz, entregou a Sua vida pela nossa salvação. Disse Jesus a santa Faustina:


Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro.

Colocação em destaque da imagem de Jesus Misericordioso

Se temos em casa uma imagem de Jesus misericordioso, neste Domingo II da Páscoa é a altura ideal para lhe dar um destaque no nosso canto de oração, por exemplo.

image description

Colocação simbólica de faixa branca e vermelha

Se temos uma cruz simples em casa, podemos colocar um coração (em papel branco ou prateado) no centro da cruz simbolizando o coração trespassado pela lança, e de cada lado uma faixa em tecido (ou fita) branca e vermelha, simbolizando a água e o sangue:

O raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na Cruz o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança (…). Feliz aquele que viver à sua sombra, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus (Diário, 299)

Também podemos fazer como a família Power, fazendo as faixas branca e vermelha como que “jorrar” de uma bilha de barro, bilha que simboliza o Coração aberto de Jesus:

Quadro “Jesus, eu confio em Ti”

Para quem gosta de rezar através dos trabalhos manuais:

Materiais:

  • Folha de cartolina/ cartão ou tela numa cor clara
  • Terço partido ou pedaço de fio com contas
  • tinta vermelha e branca
  • coração em cartolina
  • cola e tesoura

Como fazer:

  • No coração de cartolina escrever a frase: “Jesus, eu confio em Ti“: “A humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a minha misericórdia” (diário Santa Faustina)
  • Colar o coração no centro e pintar de cada lado os raios vermelhos e brancos
  • Contornar o coração com as contas do terço
  • Expor o quadro num local de destaque
em casa da família Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *