Manualidades

manualidades@familiasdecana.pt

Em família

Actividade/sugestão  da Olívia para fazer em família

 

Gostaria de vos deixar uma actividade muito boa para ocupar uma ou duas tardes em família, agora que aí vêm uns dias de férias/ponte/folga e bem a propósito da grande Festa da Sagrada Família que iremos celebrar já no próximo domingo!

Há uns anos, depois de ler o livro “Os sete hábitos das famílias altamente eficazes” resolvemos fazer a declaração de missão da família. Parece coisa empresarial, mas pode bem ser adaptada a cada família. Já se passaram quase 5 anos desde que o fizemos e quando as dificuldades surgem é sempre bom ler e reler o que escrevemos! Esta actividade pode ser feita por todo o tipo de famílias, com muitos ou poucos membros.

Como fazer então esta declaração de missão?

Primeiro é bom que se pergunte (e aponte) a cada elemento da família o que é importante para si, o que mais valoriza na família, o que espera da família, este género de informações (até os mais pequenos sabem dizer o que gostam de fazer em família)

Segundo é preciso perceber que tipo de família somos, quais os nossos valores, aquilo que nos move.

Terceiro é importante perceber o que queremos ser uns para os outros, que tradições temos ou queremos ter em família.

Depois de termos muitas ideias é preciso um bocado de tempo para resumir tudo em três ou quatro parágrafos.

Para que ninguém se esqueça pode fazer-se um cartaz ou imprimir em A3 e expor na parede da zona mais movimentada da casa!

Nós ilustrámos com fotografias de alguns dos momentos mais marcantes da nossa vida familiar e um versículo da Bíblia impresso de um dos cartões da Arca do Tesouro.

 

 

Mãos à obra aí em casa!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *