Testemunhos


Uma caminhada de pequenos passos possíveis

Testemunho da Família Santos, do Porto:

A nossa caminhada tem sido feita não ao ritmo desejado, mas ao ritmo que conseguimos e que Deus nos permite.

Finalmente estou tranquila com este ritmo, pois sei que estamos longe da perfeição, mas também sei que Deus se compraz dos pequenos esforços que fazemos, ainda que por vezes nos pareçam insignificantes. O dia a dia com três filhos, trabalhos a tempo inteiro, as diversas actividades e acontecimentos não esperados de pais e filhos (sem ajudas de avós ou familiares), mais os dois animais de estimação que exigem “alguns” cuidados, já que vivemos num apartamento no meio da cidade, nem sempre é fácil, mas faz-se…

Faz-se na oração, ainda que breve antes de jantarmos todos juntos, faz-se na leitura das histórias bíblicas antes do mais novo ir dormir. Faz-se com o diálogo a caminho de casa, para saber como correu a catequese e o que mais gostamos na homilia. Faz-se ao vermos um filme de animação que conta a história do nascimento de Jesus, todos juntos. Faz a mãe ao inscrever-se num curso bíblico e partilhando o que aprende com o pai. Faz o pai dando o exemplo de generosidade e entrega ao serviço da família e dos outros. Fazem as filhas mais crescidas que propõem a oração familiar e preparam desde as leituras ao cânticos, faz o mais novo com a sua sede de conhecimento, que nos questiona a todos, e nos faz falar, ler e meditar na palavra de Deus.

Muitas vezes perdemos-nos no caminho, muitas vezes acabamos o dia com a sensação de não termos feito nada de jeito pela nossa vida espiritual, mas o que importa é que fomos entregando a Deus os nossos esforços, o nosso trabalho, as nossas dificuldades, o que importa é que agradecemos sempre por tudo… E que quando perdemos o norte, ouvimos a Inês dizer que quer ir à confissão, a Mariana que preparou a leitura para a oração familiar, o Tiago de diz “graças a Deus” no meio da Eucaristia…

E nós maravilhados com os frutos do nossos pequeninos esforços, ganhamos força, agradecemos a Maria que acompanha sempre os nossos filhos, a Jesus que nunca desiste de nós, mesmo quando nós desistimos! E a Deus Pai que arrecada todas as migalhinhas que lhe oferecemos e consegue fazer um bolo festivo com elas.

Se este testemunho servir para alguma coisa, que seja para que todas as famílias saibam que a perfeição não existe, mas que Deus valoriza tudo o que fazemos … tudo!

Vale a pena caminhar em família rumo à santidade, não desanimem com as quedas, elas fazem parte do caminho e da aprendizagem.

Deus que tudo vê e tudo sabe, conhece o nosso coração e olha para ele com AMOR…

Nunca se cansem de caminhar, deixem as comparações de lado e sejam gratos por todos os vossos pequeninos passos!

Um santo e feliz Natal para todos!

Família Santos

Advento 2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *