No primeiro sábado de setembro, a paróquia de Mogofores faz sempre uma peregrinação à capelinha de Nossa Senhora da Paz, na pequena aldeia do Beco, concelho de Águeda. Esta peregrinação tem mais de quatrocentos anos, e nunca, até hoje, foi interrompida. Segundo constam os parcos relatos que nos chegaram dos tempos antigos, começou quando a peste assolava o país, e era preciso implorar a ajuda divina; e em Mogofores ainda não havia o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora…
De Mogofores ao Beco são cerca de trinta quilómetros. Muitos paroquianos, incluindo o nosso pároco, gostam de oferecer a Maria o sacrifício da caminhada, e partem durante a noite para estarem na capelinha pela manhã. Outros peregrinam de bicicleta, saindo apenas às sete da manhã. E finalmente, há os que vão de carro e de autocarro. Pelas dez horas, todos estamos prontos para celebrar a Eucaristia.
Pelo segundo ano consecutivo, as Famílias de Caná associaram-se a esta peregrinação. Algumas foram a pé, outras de bicicleta, outras de carro. Que grande festa fizemos! Começámos assim o ano em romaria, oferecendo a Nossa Senhora cada passo, cada sacrifício, cada pequena oração, e um piquenique cheio de alegria. Talvez para o ano que vem sejamos mais!
Rainha da paz, rogai por nós!