Em Caná da Galileia...


Acampamento de Caná II

Já várias famílias me contactaram a perguntar: “Então para quando o segundo Acampamento de Caná?” O entusiasmo é enorme. De facto, no verão passado o Acampamento foi um verdadeiro sucesso, e todos estamos ansiosos por repetir a dose…

Por isso, aí vai:

No último fim-de-semana de julho – sexta-feira dia 27 a domingo dia 29 – aqui na quinta à volta do Canto de Caná teremos o nosso Acampamento de Caná II. Que tal? Preparados? Inscrevam-se aqui, pois as inscrições são limitadas!

O Acampamento de Caná é um tempo de convívio e de espiritualidade, ou como nós gostamos de dizer no nosso Movimento, um Tempo de Deus e um Tempo de Família, neste caso de família de famílias. Queremos, em conjunto – pais e filhos, entre amigos – encontrar o Senhor e sua Mãe, na sua Casa e na natureza que Ele nos oferece aqui na quinta.

O Acampamento é um tempo de férias, no sentido em que os horários são poucos e o tempo de brincadeira e convívio entre famílias alargado. Não temos, de forma alguma, o rigor dos retiros ou encontros que vamos fazendo ao longo do ano!

Mas é também um tempo de espiritualidade, pois procuraremos manter-nos afastados da mundanidade durante estes dias, pedindo aos participantes para desligarem telemóveis e para não trazerem consigo qualquer tipo de ecrãs ou de radiofonias (basta o cantar dos passarinhos no Canto de Caná). Não faltarão momentos de oração, entre Terço no Canto de Caná, Adoração, Eucaristia, Confissões, Meditações. Aliás, serão as orações a pontuar o dia e a dar-lhe forma, porque serão elas a marcar o nosso horário, um pouco ao estilo das comunidades monásticas. Teremos uma sineta potente a chamar para cada momento de oração!

Para lá do tempo de oração e brincadeira livre, iremos ter vários workshops, ou oficinas, orientadas por membros do Movimento e que envolverão pais e filhos em atividades relacionadas com a nossa espiritualidade. Os jovens terão um tempo e espaço só para eles, pois sabemos como é importante, na sua idade, um trabalho mais autónomo em relação aos pais. Teremos também atividades desportivas e jogos tradicionais, e como não podia faltar, o famoso Serão Bíblico, em que cada família participante nos trará uma passagem da Bíblia contada, representada, cantada, etc segundo a sua criatividade. Fantoches, peças de teatro, teatros de sombras, canções, tudo vale. Comecem já a trabalhar! Contem ainda com várias pequenas surpresas, que estamos a preparar com muito carinho.

Que precisam de trazer? Uma ou várias tendas, segundo o tamanho da vossa família, pratos e talheres para a vossa família e tudo o necessário para duas noites de acampamento. Aqui no Colégio, os salesianos colocam à nossa disposição a cantina e os frigoríficos, bem como os balneários do ginásio para o banho diário (quente). Sobre a alimentação, e à semelhança do ano anterior, falaremos depois com todas as famílias inscritas, para podermos chegar a um equilíbrio entre o que cada família deve trazer e o que nós aqui podemos comprar, dividindo depois os custos entre todos. Serão estas as únicas despesas do fim-de-semana, pois o Acampamento em si, como tudo o que fazemos, é gratuito.

Inscrevam-se! Aceitaremos as inscrições por ordem de chegada, sabendo que queremos um Acampamento suficientemente grande para ser divertido e suficientemente pequeno para ser íntimo e permitir laços de amizade entre todos.

Cá em casa, e parece que na casa de várias outras Famílias de Caná, o Acampamento é aguardado com impaciência desde que o último terminou… E o Canto de Caná está cada vez mais acolhedor, bem como a quinta em redor.

Vamos lá? Inscrições abertas!

6 Comments

  1. Helena Atalaia

    Uma inscrição já seguiu :)))) Vamos a isso! 😁

  2. Sónia Santos

    Mostrei o título ao Gaspar e ele: “Acampamento de Caná? É quando, é quando, é quando???!!!ieeehhhh”

  3. Sofia Portela

    Tenho tanta pena de não poder participar este ano!!! 😭 Tenho pena de não poder acordar a ouvir os passarinhos ou o comboio de mercadorias das 6H00 da manhã… 😂

    • Imperdoável, Sofia! Imperdoável 🙂
      Temos mesmo muita pena que não vás, especialmente, claro, o Frankie 😉

  4. Estamos todos ansiosos e cheios de alegria para o acampamento! O Gabriel disse-me logo que os melhores amigos dele são das Famílias de Caná! Que grande tesouro estarmos juntos. Venham daí também!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *