Em Caná da Galileia...


Acolhei!

Quarto domingo de advento. No nosso Canto de Oração Familiar, uma nova Palavra surge: “Acolhei!” Cada domingo teve direito a uma palavra de ordem, que procurámos viver o mais perfeitamente que conseguimos. Fomos buscá-la às leituras dos domingos deste Advento e escrevemo-las durante a oração familiar, enquanto contemplávamos as Escrituras.

A primeira foi “Vigiai”, e que grandes conversas trouxe! Depois, com João Batista, veio “Convertei-vos”. Tão difícil, converter o coração! Tarefa de uma vida, que precisamos de intensificar neste tempo de Advento. A terceira, no chamado Domingo da Alegria, só podia ser isso mesmo: “Alegrai-vos!” A espera não pode ser feita de tristezas nem de lamentações, mas de alegria e esperança. Finalmente, ontem à noite nasceu a Palavra: “Acolhei”. Palavra que fomos buscar ao Evangelho de Mateus, que não nos narra a Anunciação a Maria, como Lucas, mas antes a Anunciação a José. E termina assim:

O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe assim: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu a sua esposa. (Mt 1, 18-24)

Que belíssima lição, a de José! Primeiro, na sua humilde verdade, sentiu-se excluído do sonho de Deus. Mas Deus não o deixou fugir: também ele fora convocado! Era preciso assumir o seu lugar na História da Salvação, acolhendo Maria e, com Ela, Jesus em sua casa.

dsc08118

E assim com todos nós: todos fomos convocados para este Natal. Ele só acontecerá quando, como José, assumirmos o nosso lugar no Presépio: precisamos urgentemente de abrir a nossa porta e receber Maria e o Menino na casa da nossa vida, da nossa família, do nosso coração.

No nosso Santuário, hoje na Eucaristia o senhor padre abençoou as imagens de S. José dos nossos presépios. No dia 8 de dezembro tinha abençoado as imagens de Maria, e no dia de Natal será a vez, naturalmente, do Menino Jesus!

img_1620

O ensinamento mensal de dezembro é sobre José. Já o leram? Descarreguem-no clicando no texto respetivo na barra lateral esquerda deste site. E se quiserem ler todos os ensinamentos mensais espreitem em “Da Nascente – Ensinamentos”. Proponho-vos também, em família, fazer a Via Stellae – uma Via Sacra do Natal, caminhando com Maria e José até ao Presépio. Aproveitemos estes últimos dias antes do Natal para fazer um pequeno “retiro caseiro”, acolhendo Maria e o seu Menino em nossa casa!

dsc08119

One Comment

  1. Numa palavra: Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *