Em Caná da Galileia...


Muito melhor que uma nota escolar

“Mamã, mamã, vais ficar tão contente! Olha só!”

O David acabava de entrar em casa, vindo do colégio salesiano, muito despachado na sua bicicleta. Suado e feliz, abria a mochila ao meu lado.

“O que foi que aconteceu, David? Tiveste Muito Bom nalgum teste?”

“Não! Bem melhor que isso!” Continuava o David, abrindo a caderneta escolar. Depois mostrou-me o recado da professora de Ciências:

Parabéns, David, pela forma como tens integrado o teu colega novo de turma e de escola. Continua assim!

“Eu não disse que era muito melhor do que uma nota?” Perguntou o David, exultante.

“Sim, filho, é muito melhor. Estou muito orgulhosa de ti!” Disse-lhe, abraçando-o.

Fiquei a pensar na sua reação por muito tempo. Senti-me feliz por o meu filho saber que um comentário como este me iria alegrar bem mais do que um Muito Bom num teste. De facto, as nossas conversas cá em casa giram muitas vezes em torno da forma como os nossos filhos se relacionam com os seus colegas. Há alguém que não tenha amigos na turma? Que venha brincar convosco uma tarde de sábado. Há algum colega com mais dificuldade nos estudos? Não lhe recuses a tua ajuda. Assim, pouco a pouco, mas com muita clareza, vamos aprendendo a amar. Porque amar não é gostar muito de alguém: amar é servir. E é preciso que ninguém cá em casa tenha dúvidas sobre isto.

Mas depois pensei ainda noutra coisa: pensei em mim, professora. E nos meus colegas professores. Quantas vezes enviamos para casa recados na caderneta elogiando um aluno? Perguntando melhor: alguma vez enviámos para casa um recado na caderneta, elogiando um aluno pela sua forma de estar na vida?

Ah, quantas lições nos dá Dom Bosco, o mestre que lançava as crianças para os cumes da santidade! Assim aconteceu com o seu aluno Domingos Sávio, que o David tanto venera e procura imitar.

S. Domingos Sávio, venerado no Santuário Nacional Nossa Senhora Auxiliadora

Um grande obrigada ao Colégio Salesiano que o meu filho frequenta, por não me deixar afastar do que é mais importante em educação…

David no dia de Holywins, vestido de Domingos Sávio

4 Comments

  1. Parabéns para o David e sua família! Fico sempre impressionada com o que escreve, desta vez arrepiei-me. Obrigada, por este trabalho de evangelização tão importante nos dias de hoje.

  2. Esta partilha é também um lembrete para nós pais que por vezes caímos na tentação de avaliar/catalogar os nossos filhos pelas suas notas escolares, quando há tanta riqueza numa pessoa para além do sucesso escolar…
    Obrigada.
    Bom fim de semana.

  3. Não sou católica e vim parar a este blog por puro acaso. No entanto sou professora ,e como tal, subscrevo a atitude de elogiar e reconhecer o mérito para além do valor académico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *