Em Caná da Galileia...


Retiro de Advento e Retiro de Natal

No próximo domingo começa o Advento, e com ele, a nossa caminhada para o Natal do Senhor. Que grande alegria! Como os pastores e os magos, também nós queremos pôr-nos a caminho a toda a pressa, ao encontro de José, Maria e o Menino, que Se nos é oferecido sobre as palhinhas de Belém. E porque lá fora, no mundo, se fala mais em receber do que em dar, em ganhar do que em perder, em comprar do que em partilhar, em adquirir do que em renunciar, nós precisamos de encontrar momentos especiais para, juntos, prepararmos o Natal.

É por isso que queremos oferecer-vos duas grandes oportunidades de o fazermos:

A primeira é aqui na nossa diocese de Aveiro, já no dia 10 de dezembro, na paróquia da Sagrada Família, Praia da Barra, entre as 9h30 e as 17h: será um Retiro de Advento totalmente gratuito, para todas as famílias que nele queiram participar, da diocese ou fora dela, do movimento Famílias de Caná, de outros movimentos, ou de nenhum movimento.

Teremos Eucaristia, possibilidade de confissões, tempo de adoração, tempo de brincadeira, tempo de partilha, e seremos acompanhados em alguns momentos pelo pároco da paróquia, o padre Ângelo, a quem agradecemos de coração a disponibilidade e a prontidão em se colocar ao serviço.

Iremos meditar sobre a santidade familiar de duas famílias: a Sagrada Família de Maria, José e Jesus, e a família Martin, a família de Santa Teresinha do Menino Jesus. Nós, Famílias de Caná, gostamos de contar histórias de santos aos filhos. Só o podemos fazer se, naturalmente, as conhecermos. E não é assim tão simples conhecer as vidas dos santos, porque a literatura biográfica católica não é geralmente de fácil leitura. Mas mesmo quando o é, não basta ler. É preciso meditar, é preciso aprofundar o que lemos à luz do Evangelho e, por fim, é preciso aplicar à nossa vida.

Tudo isso vos propomos neste retiro de Advento, quando meditarmos sobre a vida do primeiro casal canonizado em conjunto, tendo como modelo a Sagrada Família. Adultos e crianças, pais e filhos trabalharão o mesmo tema, segundo aquela canção velhinha, tão bela, tão profunda, do padre Zezinho (o cantor que marcou a minha espiritualidade durante toda a adolescência e juventude):

Tudo seria bem melhor

Se o Natal não fosse um dia

E se as mães fossem Maria

e se os pais fossem José

e se a gente parecesse

com Jesus e Nazaré!”

Inscrevam-se já hoje no menu Próximos Eventos.

sagrada-familia pais-de-santa-teresinha

O segundo retiro será, como todos os anos e como vários de vós já me pediram que anunciasse depressa, o Retiro de Natal, em Fátima. Para esse retiro, todos são convidados, e não precisamos de inscrições, embora fosse simpático comunicarem-me para o mail que estão a contar ir (não vá dar-se o caso de não aparecer ninguém…;). Apareçam no Centro Paulo VI pelas 9h30! Os custos do aluguer da sala, de 60 euros, serão divididos entre todos, como costume, e se vierem muitos, nem um euro por pessoa será. Teremos seguidamente Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, às 11h. O almoço será livre, podendo as famílias ir ao restaurante ou, como nós, trazer o seu farnel. Desta vez, para os que trazem farnel propomos um lugar muito bonito, “à prova de chuva”, com muitas mesas de piquenique cobertas: o parque por detrás da antiga Basílica. Depois, às 14h faremos a nossa Via Stellae no Caminho dos Pastorinhos, meditando sobre a Via Sagrada do Natal. Pelas três horas, teremos terminado a nossa peregrinação no Calvário Húngaro, a tempo de, quem quiser, e como costume, visitar a Loca do Cabeço e as casas dos pastorinhos, ali ao lado, ou então, a tempo de regressarem a vossas casas para preparar o jantar de passagem de ano. Isto porque o Retiro de Natal será no único sábado entre o Natal e o Ano Novo, o dia 31 de dezembro! Daí querermos começar a Via Stellae às 14h em ponto.

dsc05361

Detalhe do Retiro de Natal do ano passado!

Duas propostas, duas oportunidades de viver este tempo de Advento e Natal. Serão experiências diferentes, pelo que vos convidamos a fazer as duas! Nós também faremos ambas…

Visitem o menu Eventos e estejam atentos a datas e pormenores dos programas, em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *