Em Caná da Galileia...


Via Sacra em família

A Quaresma está aí, a bom ritmo!

Já experimentaram fazer a Via Sacra em família, num jardim, nos campos, num santuário, pelas ruas da vossa aldeia?

“Agora sim, parece Quaresma!” Exclamou a Lúcia, depois de fazermos a Via Sacra pelos campos pela primeira vez este Domingo.

De facto, cá em casa, durante toda a Quaresma, fazemos a Via Sacra ao Domingo. Eu sei que o dia “correto” seria a sexta-feira, mas sextas-feiras são dias de trabalho e de atividades dos meninos, pelo que não seria possível. Assim, há muitos anos que escolhemos os Domingos da Quaresma para esta belíssima meditação, e a tradição está de tal forma enraizada, que “só parece Quaresma” depois da primeira Via Sacra. Às vezes, acrescentamos um piquenique e um passeio mais longo. Mas temos sempre, pelo menos, uma caminhada pelos campos ao redor de nossa casa. Vamos caminhando e envolvendo a nossa terra em oração.

E por isso mesmo, porque a Via Sacra sabe e cheira a família, a festa, a alegria tranquila de estarmos juntos, a natureza, a passeio, a tradição familiar, a Via Sacra é uma das suas formas preferidas de rezar. E são eles mesmos que, às vezes no verão, ou noutra altura do ano, sugerem: “E se fôssemos fazer uma caminhada e rezar a Via Sacra?”

Vamos lá! Peguem no vosso livrinho de meditações da Via Sacra preferido – o nosso é mesmo o que eu escrevi, por ser muito bíblico, e que podem comprar aqui – e ponham-se a caminho com Jesus!

 

2 Comments

  1. Quaresma, caminho para a Ressurreição, pequeno milagre de comunhão esta vossa via de contemplação e oração! Um beijinho grande!

  2. Que bela ideia!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *