Testemunhos


Um milhão de crianças rezam o terço

Testemunho-desafio da Olívia Batista:

Fazer parte das Famílias de Caná é receber Maria e Jesus em nossa casa, todos os dias, convidá-los para a nossa vida, com todas as nossas alegrias e dificuldades.

Na espiritualidade desta forma de viver cada Família de Caná oferece a Jesus seis pequenas “bilhas”, que procura esvaziar de tudo o que é mundano. À Palavra de Jesus enche-as de “água” até transbordarem, numa obediência pronta e generosa. Finalmente, experimenta a abundância do amor de Jesus, que por intercessão de Maria, não permitirá que o “vinho” da fé, da esperança e do amor acabe na sua casa. Uma destas “bilhas” é a Oração Familiar, e num destes momentos de oração, as famílias rezam o Rosário:

 

Como os servos em Caná, também as Famílias de Caná querem ter Maria por mestra, aprendendo com Ela a meditar em toda a vida de Jesus, rezando em família alguma parte do Rosário todos os dias. Esta oração é tão apropriada a adultos como a crianças, segundo a nossa mestra nos ensinou em Fátima, ao pedir aos pastorinhos, com sete, nove e doze anos, que rezassem o terço todos os dias.

Os mistérios do Rosário são, na verdade, a forma mais simples de contar às crianças a história do Evangelho. Uma família que reza o terço todos os dias percorre, no espaço de uma semana, os mais importantes episódios do Evangelho, crescendo assim em gratidão e contemplação diante de um Deus que por nós se faz bebé, criança, adulto, por nós se entrega até à morte, por nós ressuscita e a nós abre as portas do Céu. A partir da meditação dos mistérios do Rosário, ensina-se e aprende-se o catecismo e descobrem-se as riquezas infinitas do Evangelho. Como Maria, também a família que reza o terço diariamente “conserva todas estas coisas, ponderando-as no seu coração” (cf. Lc 2, 19).

 

No próximo dia 18 de Outubro, a Ajuda à Igreja que Sofre retoma a iniciativa de unir crianças de todo o mundo na recitação do Rosário pela unidade e pela Paz do Mundo, assim em muitas escolas,  infantários, hospitais, orfanatos e paróquias irão juntar-se a esta iniciativa; na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima às 18.30h o Rosário será orientado e rezado por dezenas de crianças de colégios da região.

Vamos juntar a família e desafiar os mais novos a prepararem a orientação do Terço neste dia? Existe um guião para orientar a oração disponível para impressão nesta página!

 

2 Comments

  1. Muito obrigada Olívia pela partilha! E o flyer de como rezar o terço veio mesmo a calhar para distribuir pelos meus meninos da catequese!

  2. Obrigado Olívia. Vamos todos rezar o terço amanhã, como crianças que somos:0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *