Em Caná da Galileia...


Compromissos e a festa dia 3 de junho

Aproxima-se o grande, grande dia para esta primeira geração de Famílias de Caná: o dia do nosso compromisso! Será aqui em Mogofores, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, que está cada vez mais bonito, com a belíssima quinta dos salesianos à disposição de todos quantos queiram passar um dia em oração e em família na natureza.

Inicialmente marcado para dia 4 de junho, o dia foi antecipado para 3, depois de cerca de quinhentos telefonemas (ou perto!) entre o senhor bispo, o senhor padre Taveira, o senhor padre José Fernandes e eu. Foi muito difícil encontrar uma data com horas comuns aos três sacerdotes! Finalmente, depois de algumas alterações nos calendários de todos, definimos o dia 3. Pedimos desculpa pelo incómodo que a mudança de data possa causar!

A manhã começará às dez horas, com um retiro para as famílias, os jovens ou as pessoas singulares que vão fazer o seu compromisso. O retiro será orientado pelo nosso bispo D. António Moiteiro, pelo Niall e por mim.

Pelas 12h30, contamos ter a quinta do Santuário cheia de amigos! Todos, sem exceção – salesianos, leitores do site, benfeitores, famílias que gostam de “beber” da espiritualidade de Caná sem se comprometer (ainda), paroquianos, etc – todos estão convidados a trazer um piquenique para partilhar e fazer festa connosco!

Pelas 14h faremos a nossa habitual oração familiar, desta vez em família de famílias, já no nosso Canto de Caná, com todos os que estiverem connosco. Será hora de cantar, dançar, louvar o Senhor, rezar o terço, partilhar, dar testemunho… Uma bela festa de Bodas! O espaço envolvente do Canto de Caná é tão bonito e amplo, tão seguro e luminoso, que as crianças correrão e saltarão alegremente toda a tarde, rezando e brincando ao mesmo tempo, como é seu hábito.

Às 15h, a Paulus Editora vai estar connosco para o lançamento do livro Em Tua Casa. Já o adquiriram? Desafiem os amigos a vir!

Às 16h teremos finalmente a bênção do Canto de Caná e das imagens da Mãe de Caná, seguida da Eucaristia da Vigília de Pentecostes no Santuário, onde faremos os nossos compromissos. Ah, mal posso esperar! Serão as verdadeiras Bodas de Caná, as Bodas do Cordeiro aqui e agora…

Ao longo deste mês, irei aprofundar um pouco este tema do compromisso. O que significa, comprometermo-nos no Movimento? Às pessoas que decidirem fazer o seu compromisso, e só a essas, peço o favor de se inscreverem em Eventos, para ficar com o registo dos nomes. Mas fazendo ou não o compromisso, não faltem às Bodas!

 

5 Comments

  1. Que grande Graça, esta a de podermos consagrarmo-nos, ou melhor, renovar as promessas que desde o Baptismo fazemos de sermos plenamente filhos de Deus, mas em família, nós Jesus!!! no plano de Deus, cem anos depois! E dia 3…

  2. Olívia Batista

    Que bom que será dia 3! Fazer a viagem no domingo à noitinha para quem é de longe é sempre mais apertado porque na segunda é dia de trabalho!!!
    Ficamos a aguardar os teus textos, serão a base da preparação para o compromisso, certo?

  3. Gostaria de saber onde se realiza?Obrigada

    • Bom dia, Marta! Será aqui, em Mogofores, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, no Canto de Caná que andamos a preparar! Parti – erradamente – do princípio de que já todas as Famílias de Caná conhecem o espaço, e por isso nem me lembrei de o anunciar! Acabo de corrigir o post. Bem haja!

  4. Cláudia Duarte Sousa

    Com grande pena e por questões de saúde não poderemos estar presentes. Mas como sempre, estaremos em oração. Costumamos estar calados, mas estamos sempre em sintonia, atentos e em oração (em família) com todos. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *