Em Caná da Galileia...


Novena de Pentecostes e Ascensão do Senhor

Hoje é, tradicionalmente, o dia da Ascensão do Senhor. Mas a Igreja portuguesa e de outros países transferiu esta solenidade para o próximo domingo, visto hoje não ser feriado nacional (ainda que o seja aqui na Bairrada!) e, por isso, os cristãos não poderem cumprir o preceito da missa. E num dia tão solene como este, a missa não poderia faltar! Assim, alguns países entram hoje neste mistério, enquanto nós, portugueses, esperamos pelo próximo domingo.

Amanhã, sexta-feira, damos início à Novena de Pentecostes. Há uns anos, escrevi um texto para acompanhar esta novena de oração, baseado nas Escrituras como gosto de fazer. Aqui fica para leitura, mas se o quiserem descarregar, está disponível em orações, aqui no site

novena do pentecostes

Cá em casa, os meninos e nós temos aprendido sobre os dons e os frutos do Espírito Santo à força de repetir esta oração durante nove dias, ano após ano! Também gostamos de a usar como novena de preparação para o Crisma. Fizemo-lo antes do Crisma do Francisco e da Clarinha, e foi tão bom.

Neste tempo de Igreja Doméstica, não deixemos de fazer a novena, com este ou outro texto. Os Atos dizem-nos que, depois da Ascensão de Jesus, Maria e os Apóstolos se reuniam diariamente para rezar, aguardando o dom do Espírito. Assim, a Novena de Pentecostes foi a primeira novena da Igreja, e foi rezada pela própria Mãe de Jesus, já pensaram? Unamo-nos em espírito e verdade, entre nós e a Maria, como pede Jesus, para rezar!

Entretanto, deixo-vos com mais um curto vídeo das nossas aventuras “rumo ao céu” – desta vez, a nossa ginasta. Já treinaram aí a subir às árvores? Que bela tradição a criar para celebrar este dia, não acham? (Ainda falta um vídeo – fica para amanhã!)

5 Comments

  1. Teresa tenho andado a tirar medidas e tal desde o outro post… Estive tentada a utilizar esse método mas sinceramente…acha que o eucalipto é forte o suficiente???! Pelo sim ou pelo não, posso tentar outro método de ir para o céu, certo???! 😀 Um que provoque menos estragos na natureza!!! 😉 Vamos treinando e se resultar pode ser uma alternativa eheh 😉
    Que dia tão bonito este da Ascenção!! Em vez de adiar até Domingo fazemos festa de hoje a Domingo 😁 ou de hoje até ao Pentecostes!! Vamos procurar essa novena (sou péssima com novenas porque nunca as consigo terminar…que falta de disciplina!) e preparar tudo para esse grande dia!! Obrigada!

    • Ahahah, eu também não me atrevo com o eucalipto!!! E o vídeo de amanhã talvez tire as ideias a mais alguns 🙂
      Quanto à novena, esta tem sido realmente não só uma bela oração, mas a forma de aprendermos os dons e os frutos do Espírito, que cá em casa, já todos sabemos de cor. Experimentem! Não que vocês precisem de aprender de cor, pois certamente já os sabem 🙂
      Boa festa!

  2. Obrigada pela partilha Teresa! Que energia a da Lucia… Assim sem dúvida que chegam ao céu 😀😘

  3. Pilar Pereira

    Quando li “a nossa ginasta”, pensei na Clarinha (não me tinha apercebido que tinham outra ginasta na família), mas a imagem parada parecia-me da Lúcia – fiquei hesitante sobre qual seria. Bem, que força, Lúcia! Até fazes subir às árvores parecer fácil (não foi algo que eu alguma vez quisesse tentar, na minha vida)!…

    • Pilar, a Clarinha foi, no início deste ano letivo até à pandemia, treinadora adjunta da Lúcia. Estava a ganhar algum dinheirinho para poder regressar a Taizé e outros projetos, ao mesmo tempo que recuperava de uma lesão que a impedia de treinar propriamente. Como gostavam muito dela e viam nela competência, os seus treinadores convidaram-na para os ajudar com as mais novas. Se Deus quiser e a pandemia aliviar, em setembro retomará os treinos, não como treinadora, mas como realmente gosta: fazendo ginástica.
      Quanto ao fazer parecer fácil, eu penso que é isso também o significado da santidade: sorrir através da dor, não demonstrar o esforço e a dificuldade da ascensão, fazer parecer fácil… Não é? Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *