Em Caná da Galileia...


O mistério da vida e da morte

Há pouco mais de uma semana, alguns paroquianos de Mogofores foram, como todos os anos, a Fátima de bicicleta. Cá de casa, estava pensado o Francisco ir, mas os exames não lho permitiram. Participou contudo, cheio de entusiasmo, o André, o rapazito que vive temporariamente connosco. Das Famílias de Caná, participaram o João Teles e a Vera Ribeiro.

A Vera é educadora de infância e bem conhecida de muitas Famílias de Caná, pois geralmente oferece-se para cuidar das crianças durante os ensinamentos, evangelizando-as com carinho e imaginação. Pais e filhos chegam ao fim dos encontros muito felizes com o seu trabalho, e nós ser-lhe-emos eternamente gratos pela sua constante disponibilidade, generosidade e alegria.

Ir a Fátima de bicicleta era muito importante para a Vera. Nada, nem o cansaço que andava a sentir, nem nenhum outro obstáculo (e houve vários) a fizeram desistir dos treinos e, finalmente, da bicicletada. Mas a Vera não chegou a Fátima: pelo caminho, sofreu um ataque cardíaco que a deixou, até hoje, entre a vida e a morte, nos cuidados intensivos dos HUC. A Rede de Oração das Famílias de Caná já está a pedir ao Senhor por ela e pela sua família, e os seus amigos e companheiros de trabalho e vida paroquial encheram, na sexta-feira passada, o Santuário Nacional Nossa Senhora Auxiliadora para celebrar a Eucaristia por sua intenção. S. João Bosco assegurava os seus rapazes: “Rezai a Maria Auxiliadora e vereis o que são milagres”, e por isso, o senhor padre Taveira rezou a missa festiva de Nossa Senhora Auxiliadora. Nas leituras, o episódio das Bodas de Caná encheu-nos de confiança.

Enquanto aguardamos notícias, que tardam em chegar, todos os que a amamos nos temos certamente confrontado com o mistério da vida e da morte. De facto, a vida é tão, mas tão frágil! Num momento estamos vivos, no momento seguinte, e sem aviso, podemos não estar. Que fazer perante esta constatação? Desesperar? Mas se a morte é a passagem para a Vida?!

Um destes dias, um sacerdote amigo partilhou a sua resposta às duas perguntas de Deus a Adão e Eva:

Onde estás? (Gen 3, 9)

“Na vontade de Deus!”

Que fizeste? (Gen 3, 13)

“A vontade de Deus!”

Serão estas as respostas que cada um de nós dará ao Senhor, se Ele nos chamar esta noite? Se não são, apressemo-nos a procurar o sacramento da Confissão e a converter a nossa vida, tanto quanto o exigir o cumprimento da vontade de Deus, custe o que custar. Então nada temos a temer quando a nossa hora chegar – e pode chegar ainda hoje.

A Vera está ali, entre a vida e a morte, suspensa na vontade de Deus. Supliquemos ao Senhor, com toda a nossa fé, que a deixe viver entre nós mais uns tempos. Rezem connosco! Rezem pela sua família a sofrer, o seu marido e os seus três filhos e nora. Deus gosta que peçamos uns pelos outros, que nos importemos uns com os outros, que soframos uns com os outros, porque ninguém ama de outra forma. Mas supliquemos-Lhe sobretudo, para ela e para nós, que nos ensine a cumprir a sua vontade, sempre e em toda a parte.

Porque quando fazemos a vontade de Deus, não desesperamos, não nos revoltamos, não fazemos demasiadas perguntas.

Quando fazemos a vontade de Deus, não importa se temos saúde ou estamos doentes, se somos ricos ou pobres, se temos vida longa ou vida curta, se temos trabalho ou estamos desempregados, se vivemos ou morremos.

Quando fazemos a vontade de Deus, mergulhamos no mistério. E tudo fica bem.

Mais fácil falar do que viver, não é verdade? Por isso rezamos:

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte! Ámen.

 

 

 

14 Comments

  1. Joana Morais da Rocha

    Em oração pela Vera! Que Deus a faça viver bem, durante mais tempo. Assim seja.

    • Liliana Goncalves

      Nao serei a pessoa mais indicada para falar de fé em Deus …mas acredito que existe um ser superior a tudo e a todos…
      Nas horas dificeis sempre ha algo ou alguma coisa a quem recorremos … todos temos a”nossa” fé …todos crê-mos em “algo” …
      Cada qual encontrará a sua maneira de interceder por essa sra e tbm pela sua familia .
      Que seja feita a vontade de Deus pois só ele saberá o que é melhor para cada um de nós .
      Um beijo de rapidas melhoras e abraco de conforto à familia. ❤

    • Que todos os anjos e santos olhem por ti verinha força sei que es um lutadora nao desista.

  2. Que Deus te faça viver,por mais tempo Verita.que assim seja Amém.

  3. Inês Marques

    Assim seja ! Que Deus escolha o melhor caminho para a minha sogra… Oremos por ela e por todos nós. Amém

  4. Seja feita a Sua vontade.

  5. Assim seja , que dure mais tempo que ainda tem muito para fazer junto dos que ama , também peço é rezo todos os dias por alguém .

  6. MARCO SUTIL SARAIVA

    Um beijão com muita força das tuas amigas “carochinhas”, que te querem ver e voltar a abraçar com todas as suas forças.

  7. Maria Ferreira Monteiro

    Deus seja feita a sua vontade, console todos os familiares e amigos de Vera neste momento, Amém

  8. Joana Morais da Rocha

    Como está a Vera hoje? Não a conheço, mas rezei e rezo por ela e queria mesmo saber notícias!

  9. Ana Mª Alves

    As melhoras da sua amiga Vera

  10. Que seja feita a Sua vontade. Cá estou eu também a pedir pela Vera, apesar de nao a conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *