Em Caná da Galileia...


Obrigado, Mãe do Céu!

Há cem anos atrás, o sol bailou em honra de Nossa Senhora do Rosário. O ensinamento deste mês de outubro, aqui disponível na barra lateral deste site, fala precisamente do milagre do sol, que não aconteceu apenas então, mas acontece na vida de quantos quiserem ser fiéis à mensagem de Maria, convertendo o coração ao Evangelho. Já fecharam os vossos guarda-chuvas?

Uma das coisas que mais me irrita enquanto mãe e enquanto professora é ter de repetir a mesma coisa vezes sem conta, antes de os meus filhos e alunos se decidirem a obedecer. “António, arruma os teus sapatos.” “António, arruma os teus sapatos!” “ANTÓNIO, ARRUMA OS TEUS SAPATOS!” “Joana, está calada e volta-te para a frente…” “JOANA! PARA A FRENTE!” Conhecem a sensação?

É por isso que me impressiona tanto a paciência e a insistência da Mãe do Céu. Sem uma reprimenda, sem levantar a voz, sem demonstrar enfado, Maria dignou-se descer do Céu, pousar sobre uma modesta azinheira e repetir – não uma, não duas, não três, mas seis vezes – que gostaria muito que rezássemos o Terço todos os dias, e a ele associássemos alguma forma de penitência.

Passaram cem anos. De quantos mais necessitaremos até vivermos, definitivamente, esta singela mensagem?

Na Polónia, no passado dia 7, mais de um milhão de pessoas rezaram o Terço ao longo da fronteira, formando uma autêntica muralha de oração em torno do seu país…

As Famílias de Caná sabem que as muralhas que as protegem se constroem com a oração do Terço. Conheço várias Famílias de Caná que viram as suas muralhas serem restauradas, pouco a pouco, dia a dia, através desta oração, aprendida com persistência, rezada diariamente por todos os seus membros. No meio dos temporais mais desoladores, elas descobriram que o sol também podia dançar para elas.

Que hoje seja o dia de, uma vez por todas, dizermos “sim” aos apelos da Senhora do Rosário, a Senhora mais brilhante do que o sol!

Obrigado, Mãe do Céu, por não teres ainda desistido de nós…

One Comment

  1. Olá Teresa.
    É essa a frase que devemos ter diariamente para a Mãe de Deus e nossa Mãe.

    “Obrigado, Mãe do Céu, por não teres ainda desistido de nós…

    Por não desistires de esperar, por não desistires de, apesar de tudo, de nos ouvires…

    Teresa, bom fim de semana para toda a linda família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *