Em Caná da Galileia...


Santos Zélia e Luís Martin

Hoje, doze de julho, é dia dos santos Zélia e Luís Martin. Conhecem-nos?

São santos muito especiais, que todas as Famílias de Caná devem celebrar com entusiasmo nos seus lares. Na verdade, não são “apenas” o primeiro casal da História a ser canonizado ao mesmo tempo; são também os pais de cinco santas, sendo que a mais nova, Teresinha, é Doutora da Igreja, e das outras quatro – todas com reconhecidas virtudes de santidade – Leónia, a “filha difícil”, está em processo de canonização. Assim, o dia doze de julho bem pode ser a data da celebração de uma família de santos, como queremos que sejam todas as Famílias de Caná.

Sobre Luís e Zélia e o seu estilo de santidade, muito vos podia contar. Aliás, tenho preparados três ensinamentos sobre o tema, desde a sua vocação à vida familiar, passando pela forma como viveram alegrias e dores, e culminando no seu estilo educativo, capaz de gerar santos. Espero vir a desafiar-vos para um retiro com o tema Santidade Familiar, precisamente a partir destes ensinamentos, talvez em setembro próximo. Estejam atentos!

Por hoje, queria simplesmente assinalar esta data, para que ninguém a esqueça, pois ela vale ouro: o matrimónio é, comprovadamente, caminho de santidade! Dia doze de julho não foi o dia da morte de nenhum destes santos, como costuma acontecer nas celebrações dos santos, mas sim o dia do seu matrimónio!

Celebremos, façamos festa, e invoquemos este santo casal, para que também nós nos tornemos santos.

Santa Zélia e São Luís Martin, rogai por nós! Ámen.

3 Comments

  1. Ana Mª Alves

    Aguardo com expetativa os seus ensinamentos sobre estes dois santos que desconhecia.

    • Obrigada, Ana! Já li várias biografias destes santos, e desde antes de casar que leio sobre eles, procurando neles inspiração. Daí parecer que os conheço desde sempre! Farei o retiro assim que puder, e depois basta aparecer! Bj

  2. Se Deus quiser, hão-de ser meus padrinhos de casamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *