No dia 1 de outubro tivemos o nosso primeiro retiro deste ano pastoral. Como sempre, foi uma alegria! Participámos juntos na missa paroquial em Mogofores, brincámos, conversámos, partilhámos a vida. O campo da bola esteve sempre ocupado, os patins e as bicicletas encheram o pátio, e o piquenique que todos trouxemos foi delicioso, como já é tradição.
Ainda tivemos tempo para rezar o Terço e para adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento, ali mesmo no Canto de Caná, em silêncio e entre cânticos. As crianças, felizes, abeiravam-se de Jesus e quase, quase tocavam na orla do seu manto…
O primeiro ensinamento deste dia intitulava-se O Tesouro Escondido no Campo. Falámos sobre família, este campo aparentemente tão banal, tão comum, tão pouco atraente, mas onde se esconde o maior tesouro que podíamos desejar: o próprio Deus. A família é, como afirmamos no nosso compromisso, uma escola de santidade, e vale a pena aprender nela!
Para que também aí em casa se reflita sobre esta maravilha, deixo-vos aqui mesmo o ensinamento desta manhã de retiro:
Que maravilha poder ouvir este ensinamento mesmo não tendo ido ao retiro! Quantas reflexões e re-orientações para a vida familiar! E o vídeo com as perguntas e respostas também está muito esclarecedor. Obrigada às Famílias de Cana que mesmo virtualmente nos trazem tantas bençãos!
Sara, temos saudades tuas nos retiros! Quando voltas? 🙂