Em Caná da Galileia...


O nosso compromisso de Família de Caná

Iniciámos a celebração dos dez anos do Movimento com uma meditação aprofundada sobre o que é mesmo isto de sermos Famílias de Caná. A que nos comprometemos nós realmente?

Desde o primeiro momento que os nossos retiros e atividades estão abertos a todas as famílias, sem fazer aceção de pessoas, segundo a Palavra de Deus. E assim queremos continuar, servindo, propondo, desafiando, criando materiais, rotinas, ideias de que podem beneficiar todas as famílias que o desejarem.

Mas há alguns de nós, cada vez mais, esperamos, que querem ir mais longe, e comprometer-se com o Senhor através da proposta do Movimento, partilhando um estilo de vida, oração e serviço muito próprio, estilo esse a que chamamos Família de Caná.

Há dez anos atrás, quando nos perguntavam o que é isto de ser Família de Caná, a nossa – da Família Power – resposta intuitiva era esta: “É tão simples!” ou então: “Não tem nada de especial. É normal!” Porque a verdade é que nunca fizemos de outra forma, e o Movimento nasceu, para sermos honestos, no dia do nosso casamento, há 27 anos atrás. Não surpreende, portanto, que para nós e os nossos filhos seja natural ser-se Família de Caná. E por causa desta forma intuitiva de viver as coisas, não víamos necessidade de as dizer, de as explicar com palavras claras.

Mas o que é natural e simples para nós, não o é necessariamente para todos. Foi o confronto com muitas formas de ser família em Igreja, que não correspondem ao ideal do Movimento, e o confronto com as dificuldades que muitas famílias manifestaram na adoção deste estilo de vida, que nos levou a clarificar o que de facto entendemos por ser Família de Caná.

Ser Família de Caná é muito mais do que rezar o Terço em família, ou ir à missa em família. Ser Família de Caná engloba a vida inteira, e por isso, podemos dizer que é realmente uma forma de estar na Igreja. O nosso compromisso não pode ter a forma de uma lista onde podemos colocar um “visto” à frente dos elementos que vamos cumprindo. O nosso compromisso deve refletir toda a nossa vida em Igreja.

Embora este estilo de vida pareça difícil ou demasiado exigente para muitas famílias, constatamos que, quando as famílias se decidem a viver assim, especialmente se o fazem o mais cedo possível, ou mesmo desde o dia do casamento, a conclusão acaba por ser igual à nossa: “É tão simples! É tão normal para nós!” E sobretudo: “É tão bom!” Porque a verdade é que, acima de tudo, uma Família de Caná é uma família profundamente feliz, com tempo para ser família.

O texto do compromisso está disponível para todos:

Compromisso Família de Caná

Para que não haja dúvidas sobre o que significa cada uma das palavras deste compromisso, fizemos uma versão anotada:

Compromisso Família de Caná (anotado)

Aqui mesmo neste site, em 2019, fiz três artigos sobre o que significa pertencer a este Movimento e não a outro, e como se caracteriza esta pertença. Não analiso em profundidade o estilo de vida de uma Família de Caná – isso ficou para agora – mas são artigos essenciais para entender esta pertença em Igreja. Nessa altura, várias famílias deixaram o Movimento, e várias se lhe juntaram. Esta reflexão está em perfeita sintonia com a que agora fizemos no retiro, ou seja, desde então até agora, não houve qualquer alteração de intenção em relação ao Movimento. Mantemos, tentando sempre clarificar e aprofundar, os mesmos princípios, que agora traduzimos num compromisso mais claro. Quem estiver interessado deverá ler igualmente estes artigos:

O primeiro: Consumismo espiritual – Famílias de Caná (familiasdecana.pt)

O segundo: Minha casa, meu mosteiro – Famílias de Caná (familiasdecana.pt)

O terceiro: Uma Caravana rumo ao Céu – Famílias de Caná (familiasdecana.pt)

Por fim, deixo-vos o vídeo do ensinamento da tarde no nosso retiro, onde aprofundámos o texto do compromisso. Vejam, rezem e conversem sobre tudo isto, e se o Senhor vos chamar, venham às Bodas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *