Em Caná da Galileia...


Um casamento sobre o monte

A 13 de maio, o Niall e eu ganhámos uma nova filha, e os meninos ganharam uma nova irmã. A 13 de maio, o mundo e a Igreja receberam uma nova família, uma nova Igreja Doméstica. A 13 de maio, o Francisco e a Angélica casaram, e foi maravilhoso!

Casaram de manhã, em Monsanto, o monte dos meus sonhos e da minha infância – se leram Todos os Dias da Nossa Vida, sabem do que falo!

Casaram, dando as mãos direitas, como manda o ritual. Mas entre as mãos, seguravam um crucifixo, o crucifixo que os acompanhará todos os dias das suas vidas, em sua casa, no seu Canto de Oração Familiar. Porque o amor que os une é o amor até ao fim que Jesus nos deixou na cruz, e é na escola da cruz que eles querem aprender a amar, dando a vida um pelo outro e pelos filhos, sem olhar para trás, todos os dias das suas vidas.

Casaram, e o Daniel levou as alianças, muito compenetrado. Há muito que o Daniel sabia que iria ser “O Senhor dos Anéis” e isso enchia-o de orgulho e de responsabilidade. Durante vários meses, ia-me pedindo: “Quando for o dia de levar os anéis, lembra-me, para eu não faltar!” Eu sempre o assegurei de que ele próprio daria conta da chegada desse dia, e penso que, nas vésperas, o Daniel percebeu que não dava mesmo para se esquecer!

A concelebração do Matrimónio dentro da Missa foi presidida pelo nosso velho amigo padre Assunção, o mesmo sacerdote que presidiu à concelebração do nosso casamento, e padrinho do Francisco. Concelebraram o nosso querido pároco, o padre Adelino, que tratou de todo o processo aqui na paróquia, e o pároco da Angélica, de Espanha. Ela e a sua família são certamente paroquianos muito especiais, para que o seu pároco não tenha hesitado em fazer sete horas de viagem sexta-feira depois de um dia de trabalho, e regressar no sábado depois do almoço de casamento, a fim de estar em casa para celebrar as missas de domingo!

Durante a missa, cantámos, chorámos, rimos, rezámos, tocámos, misturando cânticos e vozes em três línguas diferentes, tantas quantas as nacionalidades ali presentes. Formámos, naquela Eucaristia, uma grande família!

Como o Francisco e a Angélica se conheceram e apaixonaram em Taizé, foram sobretudo os cânticos de Taizé, em latim, inglês, português e espanhol, que encheram a missa de música. No ofertório, a Christine, irmã da Angélica, cantou e tocou uma belíssima oração pelos esposos. Em ação de graças, a Clarinha cantou sublimemente a Avé Maria de Schubert, que a Lúcia acompanhou à flauta e eu ao piano. E antes da missa terminar, as adufeiras de Monsanto presentearam-nos com os seus cantos, quase tão antigos como o granito da sua terra. Que festa magnífica!

 

Durante a tarde e a noite, fizemos festa no nosso jardim. Houve baile e música ao vivo, graças aos dotes musicais de tantos dos nossos familiares e amigos, e até fogo de artifício (cortesia da vitória do Benfica, pensamos nós!). Os vizinhos encheram-nos a casa de doces e salgados, que se iam multiplicando sobre as mesas ao ritmo do vinho nas Bodas de Caná, e algumas Famílias de Caná juntaram-se à festa. Um bem haja a todos! Por fim, e como prometido, o Francisco fez magia e encantou. Quanta alegria!

Fica um pequeno vídeo com o registo que uma das nossas sobrinhas irlandesas fez e publicou:

Rezem por eles! Rezemos pelas famílias! Rezemos uns pelos outros, e demos graças por tantas bênçãos! Ámen.

 

13 Comments

  1. Andreia Bastos

    Que maravilha Teresa. Obrigada por partilhar este momento tão especial na vossa vida (e na nossa tb… ).
    beijinhos

  2. Obrigada por partilhar este momento tão bonito!
    Estão todos tão crescidos e bonitos.
    Que Deus os abençoe a todos.

  3. Muitas felicidades para o Francisco e a Angélica, e muito obrigada por partilhar este momento tão especial com os leitores deste site, Teresa 🙂
    Sem querer ser intrusiva, pois já partilhou tanto de um momento naturalmente tão pessoal, posso perguntar se existe vídeo da Clarinha a cantar a Avé Maria de Schubert? É uma das minhas músicas clássicas preferidas e comove-me sempre muito quando a tocam ou cantam. Um bem-haja desde já 🙂

    • Olá Ana! Nós não contratámos nenhum fotógrafo, pois procurámos cumprir o pedido do Papa Francisco na Amoris Laetitia e fazer uma festa o mais simples possível – e cumprimos. Assim, estou à espera que os nossos queridos fotógrafos amadores, entre família e amigos, enviem o que têm. Penso que sim, que alguém gravou o momento 😉

  4. Judite Ribeiro

    Obrigada Teresa por partilhar este momento da vossa família. Felicidades para o Francisco e para a Angélica. O video está muito bonito mas gostava de ver a Clarinha a cantar. Os meninos estão crescidos e muito bonitos. Beijinhos de todos nós.

  5. Famíla Fernandes Jorge

    Saudações queridos Amigos!
    Agradecemos a partilha destes momentos maravilhosos do matrimónio do Francisco e Angélica.
    Emocionei-me, chorei de felicidade por eles—
    Senti JESUS e NOSSA SENHORA a celebrar a festa convosco…
    Que esta nova Igreja Doméstica tenha vidas cheias em Cristo!
    Forte e saudoso abraço fraterno. Família Fernandes Jorge

  6. Alberto Guimarães

    Paz e Bem, e imensas bênçãos e felicidades para a nova família!
    Grande abraço!

  7. Obrigada pela vossa partilha, vocês são um exemplo para todos nós.
    Felicidades para o Francisco e Angelica .

  8. Desejo de todo o coração as maiores e melhores felicidades para os noivos.
    Para construir uma casa sobre as rochas é necessário ter um bom projeto e uns bons alicerces, com a benção de Deus tudo se torna mais facil. Ao Francisco e à Angélica só desejo que sejam felizes.

  9. Parabéns!!! É tão bom saber e partilhar o vosso testemunho, ver como é possível uma festa de casamento simples, onde a felicidade se encontra na partilha, a alergia no amor verdadeiro, onde o foco está no sacramento do matrimónio!
    Precisamos de mais familias assim, obrigada pelo vosso exemplo!

  10. Muito grata pela partilha, desejo as maiores bênçãos para o Francisco e a Angélica.
    Peço desculpa, mas só hoje vi o post.
    Beijinhos

  11. Uau! Que alegria! Muitos Parabéns e muitas felicidades para a nova família.

  12. Muitos parabéns e muitas felicidades ao novo e maravilhoso casal.

    Tudo maravilhoso!

    Beijinhos grandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *