Em Caná da Galileia...


Via Sacra – uma surpresa e um desafio!

Já chegou às livrarias, podendo também ser adquirida online, a Via Sacra que escrevi há alguns anos e que, nas Famílias de Caná, nos habituámos a meditar. As ilustrações são magníficas, pois são as fotografias dos painéis da colunata de Fátima – as imagens da Via Sacra que ladeiam o recinto do santuário. Quando, na Paulus, me informaram de que tinham escolhido estas imagens para ilustrar o meu livrinho, nem queria acreditar! Sempre me senti inspirada por elas, e tenho a certeza de que os leitores sentirão o mesmo.

O livro está aí, à espera de ser transportado no bolso e meditado no comboio, no Caminho dos Pastorinhos, pelas estradas das nossas aldeias e ruas das nossas cidades, assim que seja levantada a quarentena ou o isolamento voluntário a que todos estamos obrigados. Tínhamos anunciado, no retiro e aqui no site, um encontro no Bussaco, para fazermos juntos a Via Sacra montanha sagrada acima. Naturalmente que está cancelado, assim como tudo o resto que tínhamos agendado, até indicações em contrário.

Mas a Via Sacra é uma das orações mais belas e simples para se fazer em família e, nestes tempos de crise, talvez a mais importante, juntamente com o Rosário. Agora, não nos falta o tempo – pelo menos a um dos pais de filhos menores e a quem não é profissional de saúde – agora, que os nossos pensamentos se unem especialmente a Jesus e à sua Cruz, porque não meditar neste Caminho com tranquilidade, disponibilidade, profundidade? A vários santos, Jesus assegurou que a Via Sacra é a sua oração predileta, depois da Eucaristia. Como nos fará bem, fazê-la muitas e muitas vezes nesta quaresma e nesta quarentena!

Fico feliz por vos poder oferecer este pequeno presente. Quando estamos assim limitados e atordoados, um presente é sempre uma coisa muito boa, não concordam? E se puderem dispensar alguns minutos, depois de adquirirem o livrinho, aproveitem a caixa dos comentários e digam de vossa justiça 🙂

 

3 Comments

  1. Isabel Miguel

    Obrigada Teresa por este presente tão bom! Temos rezado a via sacra sempre que podemos e se é para agradar a Deus, vamos medita la mais vezes! Que Deus nos abençoe!

  2. Achava estranho a Teresa não ter dito nada, pois o meu chegou ontem mas tinha-o encomendado logo que vi na Família Cristã. Cá em casa cada um fica responsável por fazer 2 ou 3 cruzes, usamos ramos, flores, materiais reciclados, depois espalhamos-as pelo jardim. Ainda bem que este ano já não necessitaremos das fotocópias. Obrigada pelo presente.

    • O post a anunciar o livro ficou “na gaveta”, quando tudo isto aconteceu em catadupa… Era para anunciar juntamente com o passeio ao Bussaco… Deus quis assim! Partilhem essa criatividade, todos! Ab

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *