Em Caná da Galileia...


25 de março é dia de retiro!

No próximo sábado 25 de março, entre as 9h30 e as 17 horas, no Seminário de Alcains, Castelo Branco, vamos ter um retiro para famílias que querem descobrir a maravilha de ser Igreja Doméstica.

O convite foi feito em primeiro lugar a todas as famílias da diocese de Portalegre e Castelo Branco, especialmente as que têm filhos na catequese. Mas queremos hoje aqui alargar este convite a todas as famílias que, de perto ou de longe, queiram viver um dia diferente, em família, com Deus e com muita alegria, e sobretudo se não costumam fazer ou nunca fizeram retiros. Não hesitem!

Falamos em “retiro”, não porque vai haver silêncio – duvidamos muito que isso aconteça! – mas porque nos vamos retirar do mundo por um dia, para nos encontrarmos em profundidade uns com os outros e com Jesus.

Falamos em “retiro para famílias”, porque não vamos estar retirados do mundo sozinhos: connosco estará sempre a nossa família: os bebés de peito, os que gatinham, os filhos que frequentam a catequese e os que já acabaram, pequenos e grandes. No nosso caso, estaremos os nove: o Niall e eu, com os nossos sete filhos.

Nestes retiros, quase tudo acontece em família: as brincadeiras – vamos brincar muito! -, a oração, a missa, a partilha, o almoço, os lanches, a conversa.

Só nos separamos nos ensinamentos: os adultos terão o seu tempo de escuta, e naturalmente que quem tem bebés de colo, escutará com os bebés ao colo (não se aflijam, até eu já fiz ensinamentos com bebés ao colo!); e as crianças e os adolescentes serão separados por grupos etários, para trabalharem o mesmo tema de acordo com as suas idades.

Não vai haver tempo para nos aborrecermos, e quando chegar ao fim, pequenos e grandes irão perguntar: “Quando é o próximo?” Pois assim tem sido sempre 😉

E do que vamos nós falar? Vamos ser muito práticos: como transformar a nossa família numa “Sagrada Família” como a de Jesus? Se pensam que se trata de beatices, desenganem-se! Vamos falar de oração e de missa, sim; mas também de bolos de chocolate, de piqueniques, de caminhadas e de trepar às árvores, vamos falar de rotinas, vamos falar de histórias, canções e charadas, jogos de computador e até do bom uso do sofá. Ena, tudo isso é sagrado? Oh, se é!

Por fim, seremos ainda brindados com um espetáculo de ilusionismo evangelizador. Nunca ouviram falar? É verdade: o nosso filho Francisco é mágico, e gosta de falar de Jesus enquanto faz aparecer e desaparecer pessoas e coelhos. Bem, para ser franca, ele nunca fez desaparecer nem pessoas, nem coelhos, mas tem o dom de arrancar gargalhadas a pequenos e grandes!

Já estão convencidos? Têm filhos pequenos, e gostariam que a preparação para a Primeira Comunhão fosse verdadeiramente especial? Têm filhos muito mais pequenos ainda, e gostariam que aprendessem a falar e a rezar ao mesmo tempo e com o mesmo entusiasmo? Têm filhos adolescentes e querem assegurar-se que não se afastam da fé ao entrar na idade adulta? Ainda não têm filhos e gostavam de preparar a sua vinda com sabedoria? Nunca fizeram um retiro na vida nem imaginavam que alguma vez fariam? O retiro é para vós. Esperamo-vos em Alcains, no dia 25 de março!

O retiro é gratuito. Só precisam de trazer um belo piquenique para partilhar ao almoço e nos lanches da manhã e da tarde, e muita alegria.

Façam aqui mesmo a vossa inscrição:

Retiro 25 março 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *