Em Caná da Galileia...


Novena da Imaculada Conceição e propostas de Advento

Hoje, 29 de novembro, começa a novena de preparação para a grande festa da nossa Mãe, a Imaculada Conceição. Que nenhuma família deixe de se preparar para este belo dia, começando já hoje, com a novena. Não esqueçamos também a confissão, na véspera do dia 8. Na verdade, para as grandes festas, vai-se vestido de gala, e a Mãe do Céu merece isso e muito mais!

Fazer uma novena é simples. Podemos, por exemplo, cantar um cântico mariano durante a oração familiar, ou rezar três Avé-Marias em honra da Imaculada Conceição. Aqueles que quiserem fazer a novena connosco, têm aqui no site, em Orações (Da Nascente), uma proposta, toda baseada na meditação da Palavra de Deus, como é típico do nosso Movimento. Descarreguem agora: Novena da Imaculada Conceição

Entretanto, está na hora de preparar a Árvore de Jessé, pois o Advento vai começar no próximo domingo, dia 3. Este ano, o Advento terá 22 dias, pelo que cada família poderá escolher “saltar” alguns símbolos da Árvore de Jessé, que está escrita para o máximo de dias que o Advento pode ter, ou seja, 28. Para conhecerem ou recordarem esta tradição de Natal, importada dos E.U.A. e adotada pelas Famílias de Caná com grande entusiasmo, podem visitar os posts que escrevi sobre ela em Recursos, Manualidades: aqui e aqui. Podem descarregar os textos que preparei, disponíveis em Orações e que aqui também deixo: Árvore de Jessé.

O menu Recursos traz muitas propostas de manualidades, atividades de evangelização, etc relacionadas com o Advento. Não deixem de o visitar e, melhor ainda, de o enriquecer com as vossas propostas, vividas e testadas. Basta que escrevam para os endereços eletrónicos de cada menu.

Vamos então a isso! Nove dias viajando pela Bíblia à procura da santidade de Maria; vinte e dois dias viajando pela Bíblia preparando o Natal de Jesus… O Advento, com tantas propostas criativas, é uma ótima oportunidade para começar, retomar ou aprofundar a Oração Familiar. Mãos à obra!

2 Comments

  1. Olá, já tinha pensado na questão dos dias serem menos… pelo que vamos colocar 2 aos Domingos , dois na festa da imaculada Conceição e dois na véspera de Natal! É que elas gostam tanto que sabe sempre a pouco!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *