Em Caná da Galileia...


Retiro de Natal em Fátima 2019

Aproxima-se o dia do nosso retiro de Natal. Iupi! Como é bom e belo, este dia que já se tornou tradição passarmos em Fátima! Será no próximo dia 28, em pleno Tempo de Natal, para podermos saborear em família de famílias este tempo tão especial.

Desta vez, ao contrário do que tem sido hábito, o programa não contará com um tempo de ensinamento na parte da manhã, pois os preços de aluguer de sala com o tamanho necessário são muito elevados. Como o próximo retiro aqui, no Canto de Caná, será no dia 12 de janeiro, ou seja, quinze dias depois do encontro em Fátima, guardaremos o ensinamento para essa altura, que ainda virá muito a propósito!

O nosso encontro decorrerá, como sempre, entre as 9h30 e as 17h00, está inscrito no Santuário de Fátima como uma Peregrinação Oficial do Movimento Famílias de Caná e incluirá as seguintes atividades:

9h30: Chegada a Fátima. Aconselha-se a estacionar os carros no parque 5, por detrás da Basílica de N.S. do Rosário, junto à área dos piqueniques.

10h00: Rosário na Capelinha das Aparições.

11h00: Missa na Basílica da Santíssima Trindade.

Concluída a missa, iremos atravessar o recinto do santuário e entrar na Basílica do Rosário para visitar os túmulos dos pastorinhos. Mesmo por detrás desta antiga basílica, junto ao parque 4, das autocaravanas, ficam as mesas de piquenique cobertas, para podermos fazer o nosso já tradicional piquenique. Os carros estarão estacionados aí ao lado. Será o tempo ideal para partilharmos conversas, gargalhadas, confidências, amizade.

14h00 – Depois do piquenique, seguiremos de carro até à Rotunda dos Pastorinhos, onde há muito estacionamento. Aí começa o Caminho dos Pastorinhos, que iremos percorrer a pé, ou de patins, ou de trotinetas, ou dentro de carrinhos de bebé 🙂 Este caminho é o caminho que os pastorinhos faziam entre as suas casas e a Cova da Iria, todos os dias. Está muito bem arranjado e transformado numa Via Sacra, com as estações ladeando uma belíssima calçada.

Iremos percorre-lo com o meu livro Via Stellae na mão, para meditarmos no Caminho Sagrado do Natal. Se ainda não adquiriram o livro, peçam-no na livraria católica da vossa diocese, ou encomendem-no online. É barato e está magistralmente ilustrado! A Paulus publicou-o no ano passado, como uma pequena prenda de Natal minha para todos vós.

A Via Sacra termina numa capela, e temos autorização do santuário para permanecer ali uns largos momentos louvando o Senhor, cantando, partilhando, rezando. Aproveitarei para fazer aí um muito breve ensinamento. (Assim, não faltará nada do que costumávamos fazer nos encontros no Centro Paulo VI, que estará fechado nesta data!)

Depois, e como já é nossa tradição, continuaremos a pé até à Loca do Anjo, onde as crianças adoram brincar, seguimos até às casas dos pastorinhos, e concluiremos a peregrinação junto ao poço da casa da Lúcia. Aí poderemos lanchar e ficar a brincar até apetecer!

Em 2017…

Que tal? Alinham? Inscrevam-se em Eventos, para sabermos quem vamos encontrar em Fátima! E se quiserem aparecer mesmo sem inscrição, visto não precisarmos de preparar nada que dependa do número de inscritos, apareçam! Venham fazer festa connosco, no meio de todas as festas que o Tempo de Natal nos dá!

2 Comments

  1. Finalmente vou poder participar num retiro!!!!
    Como o meu marido alemao nao vai passar o Natal connosco a Portugal, estou disponível com as minhas piquenas (e talvez consiga convencer a avó a juntar-se anós).
    Deus escreve direito por linhas tortas….
    Conta com 3 pessoas..
    Aqui estou! (acabei de ler o post sobre o primeiro aniversário do Daniel 😉 )

  2. Bom dia! Tudo se encaminha para que possamos participar nesta peregrinação! Eu confesso que sempre tive “mixed felings” acerca de Fátima… Penso que uma peregrinação com a simplicidade e a riqueza de Fé das Famílias de Caná será uma boa oportunidade para me reconciliar com o Santuário!!! Continuação de um Santo Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *