Testemunhos


A Palavra da Semana

Testemunho da Olívia Batista:

Com o fim do tempo de férias vemos muitas vezes renovada a vontade de fazer as coisas de forma diferente, implementar novas rotinas ou reavivar algumas actividades que entretanto se perderam algures entre a primavera e o verão!

Viver ao ritmo do ano escolar leva-nos muitas vezes a “fazer férias” até das coisas mais simples como a catequese familiar que, por ser familiar, nunca deveria ter férias… e é por isso que estamos a preparar-nos para viver ao ritmo do ano litúrgico com mais afinco, não somente nos tempos “fortes” como o Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, mas também nos tempos comuns. Não sei se entretanto repararam no “tema” do próximo retiro, mas parece que vai ser muito, muito bom!

Ora, como “acordámos das férias três meses antes do início do novo ano (1 de dezembro) e evitando cair na tentação de deixar as mudanças para mais tarde, decidimos começar por escolher a “Palavra da Semana” e ao longo da semana vamos trocando ideias sobre ela… E onde vamos buscar a tal palavra? A situações do dia a dia, da escola ou do trabalho, depois pegamos no Evangelho do domingo e prestamos muita atenção ao que Jesus nos diz para vermos o que se espera de nós “à luz ” desta nossa palavra e repetimos esse exercício ao longo dos outros dias da semana.

No passado fim de semana a palavra escolhida foi – Atitude (nas semanas anteriores tivemos palavras como escolha, consequência, recomeçar). Na verdade podemos escolher qualquer palavra, porque a Palavra de Deus tem sempre grandes lições para nós independentemente da palavra que escolhermos, é uma fonte inesgotável onde todos podemos beber, mesmo quando compreendemos tão pouco sobre teologia.

Para ajudar na meditação podemos sempre vir aqui ao site porque em cada sexta-feira a Teresa publica um reflexão sobre as leituras e depois é só adaptar… e conversar sobre isso…

 

Quem é fiel nas coisas pequenas também é fiel nas grandes;
e quem é injusto nas coisas pequenas também é injusto nas grandes. Lc.16

 

Um exemplo: muitas coisas na nossa vida não dependem de nós (o que nos dizem, o que nos fazem…), a forma como reagimos a essas coisas já depende de nós… é a nossa atitude que faz a diferença. A minha atitude perante este desafio é a que Jesus ensina? Sei os mandamentos, participo na Eucaristia, mas procuro de verdade escutar a Palavra de Deus e colocá-la em prática?

 

E a próxima palavra, qual será? “Sacrifício”, “Confiança”, “Providência”, “Simplicidade”, “Egoísmo”… tantas por onde escolher… Ah…. “Desapego”!!

 

 

 

 

 

3 Comments

  1. Desviando-me da ideia deste texto, também me ocorre uma palavra: “Saudade”, Olívia! 🙂

  2. Que ideia tão gira! 🙂 Muito obrigada pela partilha!!
    beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *