Testemunhos


Celebrar em família com os cinco sentidos

Desafio da Olívia Batista

 

Uma das ideias que mais persiste na minha cabeça desde o retiro sobre o Ano Litúrgico é a ideia de que a nossa humilde igreja doméstica, além de poder celebrar em comunidade todos os domingos e dias de festa, também o pode fazer em casa usando para isso imaginação e os cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.

Isto de assinalar datas importantes dá trabalho e nem sempre estamos com os sentidos apurados para festejar! E nós (que gostamos de andar pela Internet de vez em quando à procura de ideias) ficamos muitas vezes surpreendidos com o empenho de algumas famílias nestes festejos. Mas, como dizia a Teresa, não é preciso complicar muito, na nossa simplicidade e sabendo as características da nossa família podemos fazê-lo com algum tempo, energia e imaginação.

Aproxima-se a grande festa de Todos os Santos e somos chamados a celebrá-la com alegria e entusiasmo. E que tal reservarmos a véspera do dia 1 e fazermos alguma coisa diferente? Será a All Hallow’s Eve, o Holywins dos cristãos! É importante explicarmos em nossas casas que esta é uma data importante, que a cultura moderna quer aproveitar-se deste dia para falar de monstros e bruxas, nós falaremos de santidade, de conversão, de mudança radical de vida por amor a Jesus.

Aqui ficam 10 ideias para vos inspirar:

 

1 Colocar em destaque uma biblioteca de todos os Santos

Procurar em nossas casas todos os livros e publicações sobre a vida dos santos e dar-lhe destaque, por exemplo num cesto perto do canto de oração (se forem poucos) ou fazer um “letreiro” a indicar a biblioteca. Ao longo dos próximos dias haverá certamente um bocadinho para ir contando ou recordando algumas histórias!

 

 

2 Encenação da Vida de um Santo

Uma forma de envolver toda a família é a encenação de um episódio da vida de um Santo e há tarefas para todos, escolher a cena, as roupas, os adereços, decorar pequenos trechos…

 

 

 

3 Decorar o canto de oração

O canto de oração deve refletir também esta grande solenidade, com uma vela especial, flores frescas e perfumadas, com trabalhos sobre a vida dos santos

 

4 Uma refeição diferente, deliciosa e aromática

Preparar uma refeição inspirada na vida dos nossos Santos Padroeiros ou fazer um menu diferente dando nomes alusivos aos Santos como “Peixes de S. Pedro”, “Doce de Santa Teresinha”, “Água de Lourdes”. Para quem quer ir mais além nestas lides culinárias fica a sugestão do livro cujo nome é “Na cozinha com os santoscom as receitas que marcaram a vida dos santos ou que nelas se inspiraram: desde as quiches de camarão que uma amiga preparava para São Francisco até ao doce preferido por São João Paulo II, desde os guisados do padre Pio de Pietrelcina até às polentas para São João XXIII.

 

5 Trajar-se a rigor

Procurar saber mais sobre um santo e vestir-se como ele, contando a sua história:

 

 

6 Aprender uma música nova

Ainda vamos a tempo de aprender uma música nova e de a cantar na oração familiar, já todos sabem cantar a linda Canção de S. Francisco? Ora vamos lá aprender!

 

7 Oferecer em vez de pedir

Sabemos que em muitos locais é costume pedir “um pão por Deus” ou “bolinhos para os Santinhos” e, se este ano a nossa família oferecesse no final da missa de dia 1 uns bolinhos à comunidade?

 

 

8 Jogos e brincadeiras

Não há certamente melhor ocasião para juntar família e amigos do que um jogo, aqui no site existem muitas sugestões, hoje destaco o “Saltar à corda com os Santos” podem ver como se faz clicando aqui.

 

9 Pedir Intercessão

Uma ideia muito boa é também fazer uma “batalha” na hora de pedirmos a intercessão dos amigos santos que já estão com o Pai. E como fazer? Muito simples, como nestes dias falamos de santos que já conhecemos, de alguns que nunca ouvimos falar, podemos continuar a pedir a intercessão com todos os santos que conhecemos, primeiro os padroeiros e depois (à vez) cada um vai dizendo um nome (S. Mateus – rogai por nós), mais outro (S. Marcos – rogai por nós), mais outro… convém ter acesso ao Google para ir confirmando os nomes, porque mais para o final os mais novos (e alguns mais velhos) começam a inventar para não serem os primeiros a desistir!!

 

 

E aí em vossas casas, como vai ser?

Comecem já a pensar nisso e partilhem aqui nos comentários ou por email as vossas ideias! Ah e não esquecer o mais importante: estar presente na missa do dia de todos os Santos com um coração grato e alegre!

 

 

Mais ideias aqui. no site

5 Comments

  1. Sónia Santos

    Olívia, um passo à frente! Obrigada pela inspiração!

    • Olívia Batista

      Na verdade, quando começo a ver as decorações do haloween nas montras começo logo a pensar no “contra-ataque”! 😉

  2. Estamos aqui, estamos juntos.. Continuamos em caminhada. Obrigada pelo incentivo

  3. Tudo ideias fantásticas Olivia!! Muito obrigado! Beijinhos

  4. Muito obrigada Olívia por tantas ideias e pelo “empurrão”! 🙂 Estamos juntos nesta caminhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *