Jogos

jogos@familiasdecana.pt

Em busca da santidade

(Jogado durante o Acampamento de Caná 2018)

Vários minutos antes do início deste jogo, combinámos tudo com 5 jovens que lá estavam (“jovens de caná”). Eles iriam ter várias tarefas. Primeiro, tinham de escolher um Santo da Igreja que conheciam e sobre o qual podiam falar um pouco no momento certo do jogo. Depois, tinham de guardar uma mão cheia de rebuçados para o que aí vinha. E por fim, tinham que se esconder algures no acampamento.

Aos restantes participantes, pais, filhos e outros, explicámos o jogo. Estariam escondidos 5 Santos no nosso acampamento e os participantes tinham que ir em busca da santidade e trazer os 5 Santos até ao centro do acampamento para serem questionados sobre a sua vida, dando pistas até alguém acertar nos nomes dos 5 santos. Em jeito de celebração, cada Santo oferecia rebuçados aos meninos mais pequenos, lançando tudo pelo ar para que a brincadeira e a loucura de colher rebuçados pudesse começar. Que alegria!

No dia seguinte ao Acampamento, a conversa dos nossos filhos sobre os rebuçados foi interessante:

“Eu não tinha nenhum e a Sofia deu-me os dela”, explicou a Sara.

“Mas quem deu rebuçados à Sofia fui eu, porque ela quase chorava sem eles”, acrescentou o David.

“O Gabriel partilhou os dele comigo. Ele tinha uma mão cheia, e eu só tinha chegado a tempo de apanhar três”, disse a Lúcia.

Esta conversa fez-nos pensar… Por que não acrescentar ao jogo a vertente da solidariedade? No final de tudo, vence o que tiver… menos rebuçados, por os ter dado aos amigos! Que tal? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *