Jogos

jogos@familiasdecana.pt

Jogo da Glória Bíblico gigante

Partilha da Rute Almeida:

Em família, divertimo-nos muito com jogos de tabuleiro e o jogo da Glória é típico e clássico. Mas já há algum tempo que queria fazer com as crianças um tabuleiro gigante para jogarmos ao ar livre e um tabuleiro com atividades e desafios que também fossem de evangelização. O resultado foi este jogo de tabuleiro todo feito em cartão, com casas individuais em forma de pegada que se podem distribuir no chão em função do espaço exterior disponível, com um cubo, também ele gigante, feito de cartão em que os peões são os próprios jogadores.

Cada jogador é desafiado a caminhar pelas diferentes casas até chegar à sua meta final que é a união com Deus. Escolhemos quatro desafios base para este jogo: um desafio bíblico (casas com um círculo vermelho), um desafio de mímica (casas com círculo laranja), um desafio físico (casas com um círculo azul) e um desafio musical (casas com círculo amarelo).

O Gabriel e a Clarinha ajudaram-me bastante na construção e na preparação dos desafios, no recorte das pegadas, dos círculos e na formulação e impressão das perguntas. A nossa família gostou muito do resultado final!

Este jogo é uma ótima maneira de passar a tarde em família, crescer na fé e aproveitar os dias de sol. Também é muito bom para encontros de catequese e de famílias. O retiro das Famílias de Caná bem o provou!

Material necessário:

  • Caixas de cartão
  • Tesoura
  • Círculos de cartolina:

10 vermelhos, 10 laranja, 10 amarelos e 10 azuis

  • Cubo:

6 quadrados em cartão com 28 cm por 28cm e círculos de cartolina coloridos para marcar as contas de cada face. Fita-cola para unir os retângulos por dentro e fita crepe para unir e reforçar as arestas por fora.

  • Pegadas:

Fizemos 40 pegadas para o jogo, desenhadas a partir de algum molde encontrado na internet ou, em alternativa, a partir dos nossos próprios pés.

Para a última casa, cada família ou grupo poderá escolher a imagem de Jesus que preferir e, depois, coloca-la numa mica para a proteger.

  • Para cada desafio

Desafio bíblico: uma caixa com perguntas e respostas bíblicas (é importante ir renovando as perguntas para crescermos no conhecimento da Palavra e termos disponíveis perguntas com diferentes graus de dificuldade).

Desafio de mímica: um saquinho com vários cartões onde estão escritas diferentes passagens bíblicas.

Desafio físico: corda de saltar, bolas, etc

Desafio musical: apenas é necessário a voz e a boa disposição dos jogadores.

Como se joga:

Dispõe-se as pegadas com as cores alternadas no chão de acordo com o espaço exterior disponível.

Lança-se o dado e avança-se, realizando os desafios propostos em cada cor. O objetivo é ajudarmo-nos uns aos outros a chegarmos ao fim e crescermos no conhecimento da Palavra.

O nosso jogo, partilhado entre famílias no retiro das Famílias de Caná!

 

2 Comments

  1. E que bela atividade foi esta! Muito obrigada Rute e Família Almeida pela ideia e por todo o trabalho de preparar tudo com tanto cuidado! A minha sugestão é que se volte a jogar este jogo num retiro em que os dias sejam maiores, para se poder chegar ao prémio final, pois desta vez soube a pouco! E na nossa paróquia já sugeri aos jovens organizarem este jogo para um encontro de catequese conjunta com os mais novos. Vou partilhar este post com a catequista. Obrigada!

    • Todos nos divertimos a jogar, sim, Sara! Quanto a não acabarmos o jogo – acho que o problema foi mesmo o dado estar viciado :)))) Saía sempre 1! ahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *